quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quando o rio encontra o mar


Da porta da minha casa eu posso ver o mar. De tanto ver, quase que enjoa, é muito mar pra todo dia! Mas às vezes, além de "ver", eu o "percebo" e isso, meu caro, é condição reveladora de mim. Eu também sou mar! Minha cabeça é toda maresia e meu coração é todo ressaca. Sei ser maré baixa, sei chegar de maré cheia, nem preciso de lua, minhas próprias ondas me enchem e me esvaziam.

O mar é grande por si só e esconde em si tantas cores e vontades que dá medo só de olhar, dá medo mergulhar, dá medo se perder, é bom só olhar, chegar na beira, pular ondinha, admirar e dizer "tchau".

Mas quando se fala de rio, não é bem assim. O rio é todo calmaria, todo mistério... Da minha casa eu não vejo rio, banhar n'um foi só uma vez . E foi bom. Foi gelado, refrescante, não sei, aliás! descobri que tu é de rio! É doce, calmo, paciente, misterioso, passa por mim lentamente, me mostra teus movimentos sinuosos, teu jeito esquivo de me falar.

Sim, tu és misterioso. É que no mar a gente sabe que não pode ir muito longe, que é perigoso se afastar da beira. Mas quando se fala de rio, ninguém sabe onde se escondem as correntezas. A tua correnteza não tem direção e me arrasta cada vez mais pra ti. Como e porque eu não sei, e nem adianta muito saber, não creio que fará alguma diferença. Rio é mais incerto que mar.

Acontece que em algum momento os dois podem se encontrar e aí dá confusão! Por quê? Porque de comum os dois só tem a água! Rio não é pra viver perto de mar. Enquanto o mar arde, o rio acaricia. Se o mar é salgado, o rio é doce. O mar se espalha pra todo lado, sem respeitar limite; o rio segue sempre seu curso passivo e sereno até que...

Até que um dia, por acidente ou capricho do destino, deságua no mar e se perde no meio daquele turbilhão, se espalha também junto com o mar. Os dois vão brincar juntos, vão se descobrir, vão se derramar um no outro, até que não se veja diferença entre eles, até que sejam um só gosto, um só corpo, uma só onda , uma só correnteza...

Minha mãe sempre disse que rio era perigoso. Pena que eu não escutei...

Um comentário: