quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O meu Natal

Finalmente essa correria de final de ano acabou. Não via a hora do povo começar a viver normalmente, de novo. Muita gente escreveu sobre Natal, planos para o ano novo, etcétera e tal. Eu não escrevi sobre planos para o ano novo. Como expliquei no post passado, eu não os fiz. Tampouco escrevi sobre Natal e espírito natalino. "O que é isso, Mari, tu não gosta do Natal?". AMO. Mas não me senti tentada a escrever nada a respeito. Vou explicar.

O Natal é a minha época favorita do ano. Amo as luzinhas, o cheirinho de enfeite mofado, os especiais de Natal, essas coisas. O que me incomoda é o súbito desejo geral de ser bonzinho. Odeio ver as lojas lotadas de gente procurando as melhores roupas pra passar a festa. Mas a maioria, nem por um segundo, pensa em ir dar "um abraço" no verdadeiro aniversariante. Aproveitam a noite para beber, namorar, fazer qualquer outra coisa, menos aquela "caretice" de ir à missa.

Este Natal eu vi um senhor bem pobre que conduzia, sozinho, a sua carroça abarrotada de frutas pelas ruas apertadas de gente carregada de sacolas, ser xingado e humilhado por um senhor dirigindo um desses carrões do ano. Aparentemente o senhor rico tinha muita pressa e precisava que o pobre homem tirasse "e rápido, muleke" aquela "porra" da frente. Aí a Globo vem me falar de espírito natalino...

Que bom que pelo menos uma parte das pessoas se sentem tocadas pelo clima da época e resolvem fazer a sua boa ação do ano. Mas, mil perdões, não acredito em benfeitores sazonais. Queria que as pessoas fizessem o ano todo de Natal. Pode até parecer cliché, mas você é quem sabe. Se Jesus só nasce no seu coração no dia 25 de dezembro, quem sabe não esteja na hora de rever os seus conceitos?

Este natal me perguntaram por que eu não saí de casa. Mas eu saí, gente! Fui na festa do aniversariante, ora essa. Este Natal eu fui à missa, agradeci, louvei, sorri, fui dar um beijo na minha avó, jantei com os meus pais, e fui dormir. Não sei não, mas eu ainda prefiro o jeito "careta" de viver o Natal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário